Estudantes recebem caderno sobre Kandinsky produzido pelo CCBB.

Estudantes produziram o círculo das cores.

Caminhada com estudantes no entorno da escola para identificar formas. Foto Debarry.

Acolhimento no CCBB durante visita à exposição de Wassily Kandinsky.

[caption id="attachment_707" align="aligncenter" width="300"]Estudantes recortaram formas e criaram composições. Foto: Debarry Estudantes recortaram formas e criaram composições. Foto: Debarry[/caption] [caption id="attachment_703" align="aligncenter" width="300"]Participantes do Vamos ao Museu? na oficina de pintura em aquarela. Foto: Debarry. Participantes do Vamos ao Museu? na oficina de pintura em aquarela. Foto: Debarry.[/caption] Mostra Vamos ao Museu? 2015

Matéria Hoje em Dia 001     3

2015

Kandinsky era um jovem estudante de Direito e Economia quando teve contato com camponeses do norte da Rússia em uma viagem de pesquisa para a universidade. Encantado pelo artesanato e pelas cores utilizadas em objetos e mobiliários que encontrou, decidiu que seria pintor. A exposição “Kandinsky – Tudo começa num ponto” parte do encontro do artista com a arte popular e com as paisagens que descobriu em sua viagem. Nesse sentido, o Programa Vamos ao Museu? preparou encontros de sensibilização inspiradas no deslocamento que provocou impacto tão significativo em Wassily Kandinsky. O universo dos contos de fadas russos – que também influenciaram sobremaneira as temáticas trabalhadas por Kandinsky em algumas de suas obras –, as paisagens de Moscou e do norte da Rússia, o fascínio pelas cores e formas e sua relação com a música formam o fio condutor da formação proposta pela equipe do Vamos ao Museu?.

Na primeira semana do programa, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir uma narração do conto russo “Vassilissa, a Bela”; elaborar círculos cromáticos, unindo e criando novas cores; observar com a ajuda de visores as diversas formas encontradas na natureza e no ambiente construído em caminhada no entorno da escola e conhecer um pouco mais sobre a história de Kandinsky por meio do material elaborado pelo Programa Educativo do CCBB.

Na quarta-feira, 17 de junho de 2015, os estudantes visitaram a exposição e tiveram oportunidade de ver de perto as obras deste que é considerado o pai do abstracionismo. A visita foi mediada e incluiu experimentações plásticas no atelier aberto do Programa Educativo do CCBB. Além disso, os estudantes conheceram a Praça da Liberdade e receberam informações sobre o Circuito Cultural.

Após a visita à exposição, o Programa Vamos ao Museu? promoveu na escola Harold Jones mais dois encontros de experimentação e expressão plástica com os estudantes utilizando técnicas de colagem e pintura com aquarela sobre papel.

Os resultados de todo o processo foram expostos em mostra especialmente elaborada no Shopping Ponto Verde, localizado em local próximo à escola. Para assistir ao vídeo e ver fotos de cada uma das etapas acesse a fan page do Programa clicando aqui.

A equipe da edição 2015 do Programa Vamos ao Museu? foi formada pelos educadores Andréia De Bernardi, Ives Melo, Lindaura Maia (Zelda) e pelo fotógrafo Debarry.