IMG_0901IMG_1679IMG_1707         IMG_2085   IMG_2049 IMG_2419 IMG_2426

2014 - Interpretar para Empreender

Contemplado pelo “Programa Mais Cultura nas Escolas”, iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação, Vamos ao Museu? Interpretar para Empreender envolve 80 estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Vicente Estevão dos Santos, de Nova Lima, MG.

Na primeira etapa do programa, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância do patrimônio, da memória e da cultura local por meio de encontros de sensibilização. Foram momentos de investigação sobre as origens do município e os principais marcos de sua história. Caminhadas para observação do bairro, em que desenhos de paisagem foram produzidos pelos participantes, também foram promovidas pelo Programa, oportunidade em que houve o primeiro contato com técnicas básicas de Fotografia. Lara Alessandra Santos Anjos, de 11 anos, declarou ter gostado da experiência. Segundo ela, “é sempre bom visitar lugares que fazem parte de nossa cultura, além de nos divertirmos muito com nossos colegas e professores.”

Na segunda etapa do programa, foram realizadas visitas ao Centro de Memória Morro Velho, conhecido como Casa Grande, espaço de preservação da história da evolução tecnológica na extração de ouro, atividade que está estreitamente ligada à fundação e constituição do município. Segundo Katherine Silva Corrêa, de 10 anos, “visitar o Centro de Memória foi muito bom por que eu não conhecia e nunca ouvi falar. Quando conheci, fiquei super animada e voltei muito feliz. Esse foi o passeio mais incrível.”

Visitas ao centro da cidade também foram organizadas e os estudantes puderam ver de perto bens tombados e outros espaços representativos do Patrimônio de Nova Lima: Zig Zag Grande, Praça Bernardino de Lima, Cineminha, Igreja de N. S.ª do Pilar, Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, Igreja do Rosário, Aqueduto do Bicame e Igreja Anglicana. Lucas Andrew Nascimento Souza, de 9 anos, afirmou ter gostado: “É legal fotografar e visitar. A foto faz a gente lembrar e visitar o centro ajuda a saber mais sobre Nova Lima.”

No Programa Vamos ao Museu?, os participantes são sempre convidados a se expressar plasticamente buscando inspiração no que foi visto durante as visitas. Nesta edição, com o tema “Interpretar para Empreender”, o fazem por meio da Fotografia. Com celulares, tablets e câmeras, registram o que mais chama a atenção durante as visitas. Em seguida as fotografias serão selecionadas para compor a exposição.

Na terceira etapa, portanto, estudantes e educadores do Vamos ao Museu? irão produzir a mostra dos resultados do processo, momento em que o empreendedorismo cultural é estimulado. A exposição está prevista para 2016.

Acompanhe as ações do Programa Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender – 2014/2015 pelo Facebook: www.facebook.com/Programa.Vamos.ao.Museu?