Atendimento à Imprensa

Jornalista, blogueiro ou colunista, aqui você encontra o que saiu na imprensa sobre o Programa Vamos ao Museu? e o Release Geral.

Para obter mais informações, fotos, agendar entrevistas ou participações em programas de TV e Rádio, entre em contato conosco:

Ives de Oliveira Santos Melo: 31 8854 3925

Andréia Menezes De Bernardi: 31 8855 7537

Se você não é jornalista, entre em contato com o Programa por aqui.

 

 

 

Vamos ao Museu? mostra os resultados das oficinas realizadas com estudantes de escola pública de Nova Lima, MG.

 

Com o tema Interpretar para Empreender, a edição 2015 do Programa Vamos ao Museu? – Educação e Cultura foi realizada com recursos de prêmio internacional do Programa Ibermuseus e levou estudantes de escola pública de Nova Lima, MG, à exposição Kandinsky – Tudo começa num ponto no Centro Cultural do Banco do Brasil, CCBB, em Belo Horizonte.

 

 

Sobre o programa Vamos ao Museu?

 

Como estimular entre as pessoas o interesse e a consciência da importância da preservação de bens e manifestações que constituem o Patrimônio Cultural? Ainda: como fazê-lo de forma instigante e inovadora, envolvendo escolas públicas, instituições culturais, empresas e comunidades com vistas à identificação, interpretação, apropriação e preservação do Patrimônio?

 

É esse o desafio que o Vamos ao Museu? propõe responder de forma criativa. Para além do convite de visitar museus, o programa traz em si a missão de ampliar as experiências culturais de estudantes, professores e comunidades. Pioneiro em Minas Gerais, há 9 anos o Vamos ao Museu? une escolas públicas e espaços culturais em projetos únicos desenvolvidos a partir das características das localidades onde as instituições educacionais estão inseridas, o perfil dos participantes e as demandas específicas de cada comunidade.

 

Proposto e realizado pela Akala, associação com objetivos na área da Cultura, Educação, Geração de Trabalho e Renda e Meio Ambiente, Vamos ao Museu? é programa de estímulo a iniciativas de educação integral que visem ao usufruto cultural da cidade pelas comunidades. Atua junto a escolas da rede pública de ensino, envolvendo educadores e lideranças comunitárias, estudantes e comunidades do entorno das escolas em ações culturais.

 

O programa foi elaborado a partir da constatação de que diversos grupos da sociedade não têm acesso a eventos culturais, sejam eles gratuitos, com ingressos a preços populares e realizados em locais públicos.  Tem por objetivo contribuir para despertar a noção de pertencimento em relação à Cultura e ao Patrimônio, promovendo o fortalecimento dos processos de construção identitária nas comunidades beneficiadas.

Para saber mais sobre o Vamos ao Museu?, acesse www.vamosaomuseu.com

Facebook: facebook.com/Programa.Vamos.ao.Museu

 

Sobre a Mostra e a Edição 2015

 

A edição 2015 do Vamos ao Museu?, Interpretar para Empreender, teve como público beneficiário estudantes do 3.o e 4.o anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Harold Jones, no bairro José de Almeida, em Nova Lima. Foi firmada parceria com o Programa Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, espaço integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no âmbito da exposição Kandinsky – Tudo começa num ponto.

 

Antes da visita, foram realizados encontros de sensibilização na escola em que os participantes tiveram contato com a estética que influenciou o artista, dos contos de fadas aos objetos de artesanato russos. Para introduzir o conceito de abstração, foram promovidas caminhadas de observação no entorno da escola. Com ajuda de visores, os estudantes puderam identificar formas diversas e registrá-las por meio de desenhos. Fotografias do entorno da escola produzidas pela equipe do Vamos ao Museu? potencializaram esse exercício do olhar e o reconhecimento, pelos estudantes, das referências culturais do bairro.

 

Foi, então, promovida visita à exposição, momento em que os estudantes não só tiveram contato direto com a obra de Kandinsky e dos outros artistas representados, mas também com a Praça da Liberdade e as paisagens do caminho percorrido pelo grupo.

 

Após a visita, os estudantes participaram de encontros de experimentação plástica a partir de duas técnicas distintas resultando em conjunto de colagens e aquarelas que compõem a Mostra Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender.

 

O Shopping Ponto Verde, local da mostra, localizado na Rodovia MG-030, 2.255, Nova Lima, MG, foi escolhido considerando-se a proximidade com a escola. A mostra permanecerá aberta à visitação pública de 6 de outubro a 8 de novembro, permitindo que estudantes, suas famílias e comunidades do entorno conheçam as ações do programa e os trabalhos dos participantes.

Clique aqui para acessar o convite.

 

Sobre as técnicas

 

Composições/Colagens

 

Wassily Kandinsky é considerado o pai da Arte Abstrata. Influenciado pela música, intitulou algumas de suas obras de Impressões, Improvisos e Composições.  Em Arte, composição é a distribuição harmoniosa de conjunto de elementos visuais em que o lugar ocupado pelas formas, os espaços vazios que as rodeiam e as proporções são importantes.

 

Ao longo de todo o processo junto aos estudantes, Vamos ao Museu? promoveu a observação e identificação de novas formas na natureza e no ambiente construído do próprio bairro por meio de caminhadas em trilhas interpretativas.

 

Aquarelas

 

Para Kandinsky, a pintura deveria criar formas autônomas que a liberaria da mera representação figurativa. As aquarelas feitas com pigmentos naturais foram trabalhadas sobre papel previamente umedecido. Ao longo do processo, as cores primárias azul, amarelo e vermelho ganharam movimento imprevisível. Permitiram vivência essencialmente cromática, proporcionando a descoberta de outras cores que surgiram do encontro entre elas, despertando, assim, o sentimento de curiosidade e admiração entre os estudantes.

 

Sobre o Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus do Programa Ibermuseus

 

O prêmio concedido ao Vamos ao Museu?, 1.o lugar na Categoria II – Iniciativas em fase de elaboração e/ou planejamento –, possibilitou a realização da 9.a edição do Programa em 2015.

 

O Programa Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. É composto por Comitê Intergovernamental atualmente formado por 12 países membros: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Vinculado à Secretaria Geral Ibero-americana, conta com o apoio técnico da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, OEI,  do Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, AECID. Entre outras ações, visa reafirmar a capacidade educacional dos Museus e do Patrimônio Cultural como estratégias de transformação da realidade social. Para tal fim, concede anualmente o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus.

 

Nesta edição do prêmio, foram apresentados mais de 130 projetos provenientes de 14 países, avaliados por comitê técnico formado por 10 especialistas ibero-americanos. Tanto os projetos premiados quanto os reconhecidos com menção de honra passam a integrar o Banco Ibero-Americano de Boas Práticas em Ação Educativa, disponível no Portal Ibermuseus.

 

Sobre a Akala

 

Akala é a associação que propõe e realiza o Vamos ao Museu?  Fundada em 2010, a associação atua nas áreas de Educação, Cultura, Meio Ambiente e Geração de Trabalho e Renda.

 

Para saber mais, acesse www.akala.org.br

 

Serviço

 

Mostra Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender.

 

Abertura

6 de outubro de 2015, às 9h30, com visita de uma das turmas de estudantes envolvidos

8 de outubro de 2015, às 9h30, com visita de uma das turmas de estudantes envolvidos

Visitação

Diariamente, de 6 de outubro a 8 de novembro de 2015, das 10h às 20h

Local

Shopping Ponto Verde – Rodovia MG 30, 2.255, loja 4, Nova Lima, MG (próximo aos condomínios residenciais, a cerca de 10 minutos do BH Shopping em direção de Nova Lima).

Contato para entrevistas e informações

Andréia De Bernardi – Coordenadora geral: 31 8855 7537

Ives Melo – Coordenador administrativo: 31 8854 3925

contato@akala.org.br – www.vamosaomuseu.com

 

Ficha Técnica

 

Mostra Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender.

 

Programa Vamos ao Museu? – Educação e Cultura, Edição Interpretar para Empreender 2015

V Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus 2014 – Programa Ibermuseus

Concepção e realização

Akala

Coordenação geral

Andréia Menezes De Bernardi

Coordenação Administrativa

Ives O S Melo

Instituição de ensino beneficiada

Escola Municipal Harold Jones, Nova Lima, MG

Instituição cultural parceira

Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Belo Horizonte, MG

Exposição visitada

Kandinsky – Tudo começa num ponto, de Wassily Kandinsky

Créditos das fotografias

Webert Debarry

 

 

Clipping

Slide2   Slide4   Slide5   Slide6    
Slide17Slide7   Slide9   Slide11    
  Slide17   Slide15        
Slide22   Slide23   Slide24   Slide25      
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4


Faça Parte

Empresas e pessoas físicas podem patrocinar o Programa Vamos ao Museu? e beneficiar as comunidades com as quais se relacionam por meio das Leis de Incentivo à Cu...

Saiba +