Programa Vamos ao Museu? – Interpretar para Empreender

(12 de agosto de 2014)

A 8.ª edição do Programa Vamos ao Museu? realizada em 2014, trabalhou, pela segunda vez, o tema “Interpretar para Empreender”. Contemplado pelo “Programa Mais Cultura nas Escolas”, iniciativa dos Ministérios da Cultura e da Educação, Vamos ao Museu? envolveu 80 estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal Vicente Estevão dos Santos, de Nova Lima, MG.

Na primeira etapa do programa, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a importância do patrimônio, da memória e da cultura local por meio de encontros de sensibilização. Foram momentos de investigação sobre as origens do município e os principais marcos de sua história. Caminhadas para observação do bairro, em que desenhos de paisagem foram produzidos pelos participantes, também foram promovidas pelo Programa, oportunidade em que houve o primeiro contato com técnicas básicas de Fotografia. Lara Alessandra Santos Anjos, de 11 anos, declarou ter gostado da experiência. Segundo ela, “é sempre bom visitar lugares que fazem parte de nossa cultura, além de nos divertirmos muito com nossos colegas e professores.”

Na segunda etapa do programa, foram realizadas visitas ao Centro de Memória Morro Velho, conhecido como Casa Grande, espaço de preservação da história da evolução tecnológica na extração de ouro, atividade que está estreitamente ligada à fundação e constituição do município. Segundo Katherine Silva Corrêa, de 10 anos, “visitar o Centro de Memória foi muito bom por que eu não conhecia e nunca ouvi falar. Quando conheci, fiquei super animada e voltei muito feliz. Esse foi o passeio mais incrível.”

Visitas ao centro da cidade também foram organizadas e os estudantes puderam ver de perto bens tombados e outros espaços representativos do Patrimônio de Nova Lima: Zig Zag Grande, Praça Bernardino de Lima, Cineminha, Igreja de N. S.ª do Pilar, Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, Igreja do Rosário, Aqueduto do Bicame e Igreja Anglicana. Lucas Andrew Nascimento Souza, de 9 anos, afirmou ter gostado: “É legal fotografar e visitar. A foto faz a gente lembrar e visitar o centro ajuda a saber mais sobre Nova Lima.”

No Programa Vamos ao Museu?, os participantes são sempre convidados a se expressar plasticamente buscando inspiração no que foi visto durante as visitas. Nesta edição utilizaram a técnica da Fotografia. Com celulares, tablets e câmeras, registraram o que mais chamou a atenção durante as visitas. As fotografias serão selecionadas para serem expostas na segunda e última etapa do projeto, em 2016.

Na terceira etapa, portanto, estudantes e educadores do Vamos ao Museu? irão produzir a mostra dos resultados do processo, momento em que o empreendedorismo é estimulado.

A proposta “Interpretar para Empreender” foi premiada pela Fundação Nacional das Artes/FUNARTE/MinC, em 2012, por meio do Edital Microprojetos Bacia do São Francisco. Realizada no primeiro semestre de 2013 com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Augusto de Lima, em Nova Lima, MG, a exposição dos resultados foi montada na Galeria de Arte do Cineminha, no centro da cidade. Algumas das imagens produzidas pelos participantes podem ser visualizadas aqui.

Acesse a aba Acervo e encontre textos e materiais relacionados à Fotografia e Educação.

Estudantes da Escola Municipal Vicente Estevão dos Santos realizaram Caminhada Fotográfica em Nova Lima. Na imagem, visita à Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Vamos ao Museu? Interpretar para Empreender 2014 - Programa Mais Cultura nas Escolas MinC e MEC.

FIQUE ATUALIZADO

Receba informações exclusivas do nosso site

aguarde
ENVIANDO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ops! Seu e-mail já está cadastrado

FIQUE ATUALIZADO

Receba informações exclusivas do nosso site

aguarde
ENVIANDO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Ops! Seu e-mail já está cadastrado